EXERCITE O SEU TALENTO


   BOA SEMANA A TODOS

A regra de ouro que rege o fornecimento infinito de Deus é a seguinte: Quanto mais se der, mais a riqueza aumenta. Mas não devemos interpretar erradamente esta regra. Dar não significa acumular dentro de um vaso subterrâneo; nem entregar tudo, indiscriminadamente, ao filho vadio, impedindo assim que ele excercite sua própria capacidade. Jesus Cristo citou a seguinte parábola a seus discípulos para que compreendessem a Verdade.

Um patrão, antes de fazer longa viagem, chamou seus três empregados. Ao empregado
A, deu cinco moedas, ao B, duas e ao C deu apenas uma moeda. Quando voltou da
viagem, convocou os três e perguntou o que haviam feito com o dinheiro. A aplicou as cinco moedas e obteve mais cinco: B também investiu as duas que recebeu, ganhando mais duas; mas o empregado C guardou sua moeda embaixo da terra, de modo que não obteve rendimento algum. O patrão falou aos empregados A e B; Muito bem, muito bem. Vocês são empregados fieis. Souberam ser leais àquilo que receberam de mim. Como prêmio, nomeio-os encarregados de importantes serviços. Mas quanto a você...,disse, voltando-se para o empregado C. Você é
vadio e desleal. Devolva-me a moeda que lhe entreguei. Tomou a única moeda dele e entregou-a para A. que já possuía dez moedas. E sentenciou: Quem tem recebe mais, quem não tem perde mais ainda.

O patrão desta parábola representa Deus, que se manifesta nas regras e leis. A moeda tem o sentido de talento. Todas as pessoas estão dotadas de vários ou de, pelo menos, um talento. Quem possui vários procura exercitá-los e os desenvolve cada vez mais, enquanto aquele que só tem um tende a mantê-lo imobilizado sem que dele obtenha qualquer proveito.

Trabalhar significa, fundamentalmente, oferecer sua capacidade, seu talento para o bem alheio. Quando sua capacidade trabalha para o bem-estar do próximo ela aumenta cada vez mais. Nenhuma riqueza e talento se desenvolvem mantidos ocultos no subterrâneo.

Todos nós recebemos matéria-prima com fartura, mas ela só será útil aos homens
quando for explorada pelo trabalho, pelo talento. Talento é sabedoria e força, e é Vida também. Mas não bastam sabedoria e vida. Para transmitir as virtudes de Deus é preciso acrescentar o amor. A sabedoria e a vida devem ser dirigidas pelo amor, e isso acontece quando utilizamos nosso talento e nossa capacidade para o bem-estar do próximo. Só quando trabalhamos
nossa força, efetivamente, para o bem do nosso próximo é que a capacidade e o talento passam a atrair riquezas.

A força infinita de ser filho de Deus corresponde ao talento inexplorado de nosso interior. Mas quando o exploramos, o desenvolvemos e o utilizamos para o bem alheio ele mostra sua infinitude, surgindo cada vez mais abundante.

Não havendo amor, tudo se imobiliza. Havendo, é impossível manter imóvel nosso talento interior. Assim nasce o trabalho, a atividade, a dedicação, assim se concretiza a sabedoria e a vida. 

Livro: A Verdade, volume 5 - Masaharu Taniguchi

Seicho-No-Ie Ji-Paraná
Avenida Aracajú, entre T-7 e T-8 - Nova Brasília
snijipa@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie