Os cinco erros que comprometem uma apresentação

Seja para vender um projeto, treinar a equipe, oferecer seus produtos e serviços, convencer um júri, mostrar os resultados aos acionistas, lecionar, concorrer a uma vaga de emprego ou até mesmo lidar com situações familiares e do cotidiano, a todo momento qualquer profissional do mercado têm de demonstrar suas habilidades em fazer uma boa apresentação em público. Não é exagero dizer, portanto, que quanto melhores são essas apresentações, maiores são as chances de sucesso profissional.

Embora conscientes dessa relação, muitas pessoas encontram grandes dificuldades para se expressar diante de uma audiência. Mesmo profissionais experientes têm problemas para transmitir idéias ou opiniões, tornando suas exposições monótonas, truncadas e desinteressantes. “Isso acontece porque, na maioria dos casos, elas são coadjuvantes de suas próprias apresentações. Tornam-se leitores de ‘livros iluminados’, achando que uma boa apresentação se resume a telas cheias de textos e ilustrações.

Outro erro comum cometido pela maioria das pessoas é considerar que uma apresentação baseia-se somente na oratória ou na apresentação de slides. A comunicação é muito mais abrangente. Assim como os recursos audiovisuais, a oratória é importante, mas deve estar associada também a outras vertentes, como neurolinguística, andragogia (técnicas para ensinar adultos), comunicação não verbal e até metafísica, formando um todo. O powerpoint é um recurso importante, mas deve ser utilizado de modo correto no momento correto.

Com a experiência de mais de vinte anos como palestrante e professor universitário e de pós graduação na área de saúde, posso dizer que falar em público de forma correta é muito parecido a aprender a nadar. Ambas envolvem uma metodologia com variáveis que influem no desempenho. E para dominar a comunicação, assim como a natação, a pessoa precisa de condicionamento, treino e exercícios.

Abaixo, um resumo das cinco principais orientações para não se cometer erros em uma apresentação.

  1. Jamais fale sobre um assunto que não domina.
  2. Não perca qualquer oportunidade para falar em público. É a sua oportunidade de treinar e deixar sua marca pessoal.
  3. Não entre no jogo sem conhecer a sua platéia. Estude o perfil das pessoas que vão assistir a sua apresentação, faça o reconhecimento do ambiente e os recursos disponíveis, que poderão ser utilizados a favor para melhorar a sua comunicação.
  4. Evite o “enigma do peixe”. O peixe é fisgado porque abre a boca quando não deveria. Evite falar demais, seja claro, objetivo e sucinto.
  5. Só utilize recursos audiovisuais quando a palavra não for suficiente para tangibilizar a informação que você quer passar. Se, por exemplo, você quer falar sobre um empreendimento imobiliário, mostre uma foto. É o bastante.
Ney Pereira - Idealizador de um método multidisciplinar de treinamento, é professor do Programa de Aperfeiçoamento de Docentes da FGV Management (RJ e SP) e professor de Comunicação Empresarial do MBA em Gestão de Negócios do IBMEC/RJ e instrutor asssociado da Compass Business School (www.compassbr.com.br)





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