CONSEGUIMOS O VERDADEIRO CRESCIMENTO PELA NOSSA PRÓPRIA VONTADE

    Pela visão da verdade, somos um com o Universo e é impossível alguém nos prejudicar. Quando nossa mente está toldada pela ilusão, diante de qualquer dificuldade pensamos que alguém nos prejudicou, mas posteriormente, refletindo bastante sobre o fato, compreendemos: 'Justamente por ter passado por aquele sofrimento, consegui ser o que sou hoje.'

    Muitas vezes, algo que parece causar-nos uma grande dificuldade é, na verdade, o que nos proporciona um grande benefício. Quanto mais reveses sofremos, mais evolui a nossa alma. E, vencendo as dificuldades, finalmente alcançamos o nível elevado em que conseguimos evoluir sem passar por sofrimentos.

    A Seicho-No-Ie cita frequentemente a lei mental segunda a qual 'os semelhantes se atraem'. Assim, se a nossa mente for propensa a julgar os outros, atrairemos pessoas que nos julgarão; se nossa mente for cheia de ódio, atrairemos pessoas que nos odiarão; se nossa mente for mesquinha, atrairemos pessoas que nos tratarão com mesquinhez.

    Por que pessoas e coisas ao nosso redor manifestam aspectos condizentes com o que somos?

    Isso ocorre pela misericórdia de Deus. Assim como não enxergamos nossos próprios olhos, não conseguimos perceber os efeitos de nossos próprios sentimentos. Muitas vezes tomamos atitude mental intolerante, rancorosa ou mesquinha e não percebemos quanto isso fere os outros. Por isso precisamos de um 'espelho' para perceber os efeitos de nossa postura mental, assim como necessitamos de um espelho para ver nossa fisionomia.

    Ao vivernciarmos os sofrimentos causados pela intolerância, rancor ou mesquinhez dos outros, percebemos que, às vezes, nós próprios fizemos os outros sofrer, e passamos a nos esforçar em melhorar a nossa atitude mental ao no relacionarmos com as pessoas. Perceber a nossa imperfeição atual e procurar melhorar para manifestar cada vez mais a nossa natureza divina - nisso consiste o verdadeiro progresso moral.

    O verdadeiro progresso não ocorre pela força dos fatores externos, e sim pela livre vontade da pessoa. Para despertar em nós a vontade de evoluir, de melhorar, Deus faz surgir ao nosso redor situações e circunstâncias condizentes com nosso estado mental.

    Assim é a misericórdia de Deus. Portanto, a lei mental segunda a qual 'os semelhantes se atraem' expressa também a misericórdia divina. Crio que isso nos leva a compreender que Deus, além de se Lei, é também Amor.

Da Revista Fonte de Luz, Julho de 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie