Simples como os passarinhos

     Vivamos simples como os passarinhos. Eles não cobiçam coisas alheias e nem se preocupam com o dia de amanhã. Eles não ruminam as mágoas do passado. Não são orgulhosos e nem ambiciosos. Nem pensam em morar num palacete suntuoso. Eles sabem que “o dia de amanha cuidará de si, e a cada dia basta o seu cuidado”. Não se preocupam com o que passou. 
     Estão satisfeitos com os alimentos que lhes são dados pela natureza e são saudáveis. Quase ninguém viu uma ave selvagem doente. Mas eles começam a adoecer quando passam a viver no ambiente dos homens, O sr. Godo Nakanishi escreve que a garça que ele criava solta em seu quarto teve frieira e um dos dedos apodreceu por causa do intenso frio do inverno. Mas as aves que vivem nos campos e nas matas não adoecem, por mais rigoroso que seja o inverno. 
     Também o homem, se for viver no ambiente das aves selvagens e se integrar nesse ambiente, não adoecerá e terá longa vida. São as pessoas super-humanas, que desconhecem o envelhecimento e a morte, conhecidas como eremitas.
 


Do livro 365 itens para alcançar o ideal, volume 1 - Masaharu Taniguchi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie