RESPEITE A INDIVIDUALIDADE DOS OUTROS

O bambu tem, por natureza, a propriedade de crescer reto; o cipó tem a propriedade de se enroscar; e a grama tem a propriedade de se espalhar pelo chão. Em cada um deles há beleza e individualidade, e na individualidade está presente a vontade divina, está presente Deus.

Deixemos que o bambu seja bambu, o cipó seja cipó e a grama seja grama. Quando tentamos fazer com que o cipó cresça reto como o bambu e este se enrosque como cipó, eles morrerão. E não só isso: nós próprios, na tentativa de coagi-los dessa forma, ficaremos esgotados e acabaremos destruindo a nós mesmos. Em outras palavras, enquadrndo0os em nosso moldes acabaremos prejudicnado a eles e a nós também.

As pessoas, assim como diferem nos traços fisionômicos, diferem também na individualidade e no modo de ver as coisas. Por isso, a tentativa de fazer com que a visão e as opiniões de todas as pessoas seja iguais às nossas só pode resultar em fracasso. O que podemos ganhar com isso são o cansaço e a hostilidade. Quando tentamos impor teimosamente a nossa opinião aos outros, somos detestados inevitavelmente, pois ninguém gosta de ser coagido a aceitar as opiniões alheias.

Nunca pense em orientar o próximo, condizindo-o sob rédeas. É melhor você mesmo dedicar-se no sentido de beneficiar o próximo através da Verdade que aprendeu, e deixá-lo à vontade, acreditando na bondade do filho d Deus que nele se aloja. O homem, quando em verdaeira liberdade, passa a viver corretametne, assim como o pião gira firmemente em torno do seu eixo quando o deixamos rodar livremente, sem o tocarmos.
A Verdade da Vida, volume 37 - Masaharu Taniguchi


Seicho-No-Ie Ji-Paraná
Avenida Aracajú, entre T-7 e T-8 - Nova Brasília
snijipa@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie