Assim surgiram as religiões

Os mestres fundadores de diversas religiões foram pessoas que, após ter aberto a ³janela mental² e visto a Luz de Deus que preenche o Universo, desejaram compartilhar as bênçãos dessa Luz com os outros e iniciaram um movimento para salvar a humanidade. Mas, como todo ser humano, esses fundadores tinham cada qual a sua personalidade e a ³janela mental² de formato peculiar.

Por isso, cada um viu a Luz com seu modo de ver e a descreveu com suas palavras; daí, os diferentes conceitos acerca de Deus. Assim surgiram diversas religiões, que explicam Deus de diferentes formas. Apesar de diferirem quanto à maneira de pregar, todos eles viram a Luz de Deus e a transmitiram aos outros, e por isso têm seus méritos.

Muitas religiões se dividem em seitas, com respectivos adeptos, e estes vivenciam experiências de fé. Não devemos rejeitar essas seitas religiosas, considerando-as heréticas. Cada entidade religiosa é um grupo de pessoas que possuem a ³janela mental² de formato semelhante. Não há nada de errado nisso. Reúnem-se as pessoas que têm afinidade entre si.

Contudo, nem os fundadores de grupos religiosos nem seus adeptos viram Deus na sua totalidade. Eles viram Deus numa determinada forma, assim como Bernadette O viu na imagem da Virgem Maria. Não podemos considerar a visão de Bernadette como simples produto de imaginação, porque as pessoas que se banham na fonte sagrada de Lourdes recebem graças divinas.

A Seicho-No-Ie prega a ³identidade de todas as religiões na sua essência², ou seja, ensina que todas as religiões têm a mesma raiz, e ilustra essa Verdade citando o capítulo Yakusõ yuhon da Sutra do Lótus: ³As diversas ervas medicinais têm cada qual o seu poder peculiar de cura, mas todas são cultivadas pelas mãos misericordiosas de Nyorai (Buda). Devemos, pois, reverenciá-las².

Fonte: Viver junto com Deus - Masaharu Taniguichi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie