Aqui, agora, é o Paraíso!

     A "alegria", no plano do "Jisso", não é um estado espiritual atingido somente depois de eliminados os "sofrimentos" manifestados no mundo do fenômeno. Ela é constante, e o homem pode senti-la mesmo que neste mundo fenomênico ele esteja passando pelos piores sofrimentos. Em outras palavras, o "mundo da alegria eterna" existe independentemente dos "sofrimentos" do mundo fenomênico. Todavia, para "sentir" a existência desse "mundo de alegria eterna", é necessário que a pessoa tenha atingido um aprimoramento espiritual muito grande. Neste sentido, podemos dizer que a fundadora da seita Tenrikyo, embora tivesse pouca instrução, foi superior àquele erudito professor da universidade budista antes mencionado. 
     Ela, a sra. Miki Nakayama, passou por sofrimento quase insuportável. Foi traída por seu marido e sua empregada, e esta tentou matá-la por envenenamento. A ingestão do veneno causou-lhe atroz sofrimento no plano fenomênico mas, mesmo no auge do sofrimento, ela gritou: "Aqui, agora, é o paraíso!"
     O "verdadeiro prazer" não é uma coisa relativa, que pode ser alcançado quando são afastados os sofrimentos. O "mundo de gozo eterno" existe independentemente de qualquer "sofrimento" no plano fenomênico. O "gozo eterno" não se deixa perturbar pelos "sofrimentos" do plano fenomênico, por maiores que estes sejam. Por isso é que a sra. Miki Nakayama, no auge do sofrimento físico advindo do envenenamento, foi capaz de gritar: "Aqui, agora, é o paraíso!"
     Despertar para essa verdade é "transcender o fenômeno". E o "grande desejo de Buda" é fazer com que o homem consiga atingir tal estado. Quem não compreende o que é transcender o fenômeno não conhece o "grande desejo de Buda". Diz-se que "o homem, com todas as suas paixões, atinge o estado búdico". Mas isto não quer dizer que as paixões humanas "existem realmente". O que se quer dizer é que, embora o homem manifeste muitas paixões, esse aspecto é falso, é apenas uma ilusão, pois "as paixões mundanas" não têm existência real. Assim, o homem já se encontra no estado búdico, sendo como ele é.

Do livro 365 itens para alcançar o ideal, volume 1 - Masaharu Taniguchi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie