Perdoar os outros


Embora o homem deseje perdoar a si mesmo para não sofrer desgraças, se ele estiver alimentando o desejo de prejudicar os outros, a voz que murmura no seu subconsciente o levará à autopunição, e ele não conseguirá esquivar-se da desgraça. Dr. Menninger cita os seguintes casos:
‘Um fato dramático chamou a minha atenção recentemente. Li num jornal o caso de um homem que montou uma armadilha no galinheiro de tal forma que uma espingarda disparasse automaticamente quando um ladrão tentasse roubar as galinhas. No entanto, ele mesmo entrou no galinheiro esquecendo-se da armadilha e foi morto com a sua própria espingarda. Penso que esse é um exemplo de pena de morte aplicada a si mesmo. Dois meses depois, li também no jornal o caso de um outro homem que montou uma armadilha na garagem para proteger o seu carro. Ele foi viajar e ficou fora de casa mais ou  menos durante um mês, e quando voltou, foi morto pela sua própria armadilha. Recortei esse artigo e guardei, e comecei a procurar mais casos semelhantes. Dentro de mais ou menos um ano, tinha encontrado cinco casos de pessoas que caíram nas armadilhas preparadas por elas mesmas. Não creio que todos esses acidentes sejam meras coincidências. Para que essas pessoas caíssem nas armadilhas preparadas pelas suas próprias mãos, deve ter existido um fator chamado sentimento de culpa (inconsciente) resultante da intenção de matar um homem (mesmo sendo este um ladrão)’.
Através desses exemplos compreendemos que devemos perdoar aos que tentam nos prejudicar ou nos roubar. Se odiarmos e tentarmos prejudicar os outros, nós é que acabaremos sendo prejudicados.

Do livro Sabedoria da Vida Cotidiana em 365 Preceitos, volume 1, página 162 - Masaharu Taniguchi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie