O material para aprimorar a alma

     O fato de surgir um novo ideal ou uma nova esperança em nós é um sintoma de que uma idéia existente no Reino de Deus, mas ainda não manifestada, está se movimentando, a partir do nosso interior para se exteriorizar e concretizar-se neste mundo. Ainda que esse ideal se refira à obtenção de alguma coisa material, ele surge como uma meta a ser atingida para o progresso da alma, como se fosse o ponto de chegada de um percurso de maratona. A chegada em primeiro lugar ou à velocidade com que se aumenta a fortuna não têm grande importância. O importante é o modo de polir a alma até chegar a essa meta. 
     Deus coloca diante de nós uma determinada meta como instrumento de elevação da nossa alma. Tudo que fizermos, é importante que o façamos encarando-o como instrumento para "polir a alma". Nas artes marciais do Japão, o Kendô (esgrima japonês. Ken espada; dô caminho), por exemplo, não tem mais o objetivo de "cortar"; tornou-se seu objetivo o "polimento da alma". 
     Também para alcançarmos a vitória econômica, se deixarmos de recorrer a meios fáceis de lucrar e procedermos de tal forma que o crescimento econômico venha naturalmente como decorrência do "polimento da alma", obteremos a vitória da alma, que é muito mais importante do que os lucros materiais.



Do livro 365 itens para alcançar o ideal, volume 1 - Masaharu Taniguchi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie