A relação entre Deus e o homem

     Todo homem, sem exceção, ``foi feito'' à imagem de Deus (Gênesis, cap. 1). Logo, o homem é perfeito, assim como Deus o é.
     O verbo ``fazer'' da expressão acima (``foi feito'') não está sendo usado no sentido de ``manufaturar'', como no caso em que se diz: "O boneco foi feito pelo artesão". Ele se refere ao ``processo de materialização de uma existência imaterial ``, como no caso em que a Vida da planta se manifesta em forma de flor. Por isso, a expressão acima quer dizer que ``a Vida de Deus se desabrochou em forma de homem''.
     Sendo perfeita a Vida de Deus, é perfeita também a sua manifestação. A relação entre Deus e o homem é a mesma que existe entre a fonte luminosa e a luz dela emanada, e não a de dois seres distintos que se confrontam.
     Portanto devemos encarar Deus com muito maior intimidade. Deus não exige necessariamente um ritual solene. Este tem a função de, no momento de sua realização, tornar séria a nossa mente, purificá-la, sintonizá-la com a freqüência da vibração de "Deus Interno" e torná-la sensível à orientação que vem de Deus.


Do livro 365 itens para alcançar o ideal, volume 1 - Masaharu Taniguchi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie