O cavalo selvagem não pega resfriado - Preceito do dia 26/11

     O cavalo selvagem não pega resfriado, mas, quando o homem o captura e o amansa, coloca-o na cocheira e passa a cobri-lo com cobertor nas noites frias, ele torna-se vulnerável à friagem e fica resfriado quando o dono esquece de agasalhá-lo. Os pássaros silvestres também não pegam resfriado, por mais que se exponham ao vento frio. Porém, quando o homem os captura e os coloca num lugar quente para não pegarem resfriado, eles acabam ficando vulneráveis à doença. Isso acontece porque esses animais e aves são envolvidos e influenciados pelas ideias de doença do proprietário e da humanidade. Em outras palavras, é consequência de ter o homem dado aos animais o 'fruto da árvore do conhecimento'.
     Lendo livros de patologia ou dietética, ouvindo propagandas de remédios pelo rádio ou vendo-as na televisão, as pessoas gravam no seu subconsciente a ideia de que 'o homem é um ser adoecível' e tornam-se vulneráveis à doença. A propaganda de remédios através de maios de comunicação que atingem a massa pode às vezes provocar uma epidemia nas crianças e, consequentemente, falta às aulas, em massa. Se a mídia continuar usando o poder da palavra para gravar ideias de doença na mente da humanidade, esta se tornará cada vez mais doentia e passará a depender sempre de médicos e remédios. Então, as pessoas recearão constantemente a eventualidade de uma greve geral dos médicos.
     É imprescindível a conscientização de que quem cura realmente a doença é a força vital do nosso Eu verdadeiro, que jamais adoece.

Do livro Sabedoria da Vida Cotidiana em 365 Preceitos, volume 2, página 144 - Masaharu Taniguchii

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie