O origem da falta de liberdade do ser humano

     Quando o ser humano começa a se apegar, por pouco que seja, aos aspectos materiais, ele tolhe com sua própria mente a liberdade que lhe é inerente, e passa a sofrer a falta de liberdade. Isto é quando a liberdade intrínseca do todo é tolhida, surgem discórdias. 
     Isso é comparável ao que ocorre com as engrenagens de um relógio: se não acontecer nenhum impedimento no mecanismo do relógio, não acontecerá das engrenagens entrarem em atrito entre si; mas se ocorrer algum impedimento, as engrenagens não poderão se mover harmonicamente, atritam-se e o relógio para. 
     O atrito resultante da perda de movimento livre e harmônico é que constitui a discórdia. Atritos ocorrem também entre entidades religiosas, havendo muitas se criticando e repelindo umas as outras . E assim as próprias entidades religiosas, cuja missão é pregar a paz, harmonia e união entre os homens, freqüentemente estão agindo de maneira oposta a suas doutrinas.
     Isso acontece porque os seus seguidores estão presos ao erro chamado "primeiro encobrimento da natureza divina" tendo como objeto de adoração a imagem material de Cristo, de Buda, etc. , e não a natureza divina eterna deles.

Do livro A humanidade é isenta de pecado - Masaharu Taniguchi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração pelo funcionamento perfeito dos intestinos

Oração para que o inquilino desocupe a casa

Oração aos Antepassados, da Seicho-No-Ie